![]() | ![]() | ![]() |
---|

ROTA DO FRESCO

Primeira Rota de Touring Cultural no nosso país, criada em 1998, a Rota do Fresco agrega 15 municípios alentejanos: Alvito, Cuba, Vidigueira, Viana do Alentejo, Portel, Évora, Montemor-o-Novo, Borba, Vila Viçosa, Alandroal, Serpa, Moura, Castro Verde, Aljustrel e Beja.
A Rota do Fresco propõe a descoberta do tesouro escondido do Alentejo - a Pintura Mural a Fresco - que se guarda (por razões muito concretas e directamente relacionadas com o desenvolvimento deste território) na maior parte das igrejas, capelas e ermidas da região. A Rota do Fresco é assim uma oportunidade única de transpor estas portas, usualmente fechadas, e desvendar pinturas com 500 anos de existência, preservadas em monumentos esquecidos.
As Rotas têm duração variada (de 1/2 dia a 4 dias) e destinam-se a pequenos e médios grupos. Poderá ainda aventurar-se num Atelier de Pintura Mural a Fresco ou num Atelier de Caiação sazonal. Todas as Rotas são acompanhadas por um Intérprete do Património, licenciado em História ou História da Arte e formado especialmente em pintura mural e cultura alentejana. As Rotas também poderão ocorrer no regime self-guided.

