• facebook
  • instagram
  • youtube
  • linked-in
  • Tripadvisor

PATRIMÓNIO CULTURAL DO ALENTEJO

ROTA DO MONTADO

O Montado Alentejano é a paisagem mais famosa do Alentejo e é também um mundo de forte identidade, de tradições e costumes bem enraizados e de uma grande tradição cultural e etnológica.

 

Dominado pelas grandes manchas de sobreiros e azinheiras alinhados em planícies onduladas ou em serras mais tímidas, o Montado Alentejano é uma imagem idílica de um território pouco habitado, onde o tempo raramente é medido pelos ponteiros do relógio, substituído pela luz do dia, e onde impera um grande sentimento de harmonia entre a paisagem, a natureza e o Homem.

 

Neste lugar que convida a grandes jornadas de descoberta, encontramos também pormenores menos conhecidos como a diversidade de ervas e espécies silvestres, as pequenas igrejas das antigas paróquias, ruínas de outros tempos e artesãos de artes raras.

 

Mas o Montado Alentejano é também uma grande fonte de riqueza... Da indústria da cortiça à produção do vinho alentejano, passando pelo incontornável azeite, o Montado estende-se para além dos olhos, sendo origem de muitas iguarias gastronómicas que caracterizam a região, que podemos encontrar numa pequena mercearia de aldeia ou num tradicional restaurante das bonitas vilas alentejanas.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL