top of page

ROTA DO FRESCO:

2 DIAS POR ÉVORA, ALVITO, VILA RUIVA E VILA DE FRADES

 

Um programa de 2 dias para descobrir os inesperados interiores Barrocos em Évora, a Arte Manuelina em Alvito, a arte regional na freguesia rural de Vila Ruiva e os polifacetados testemunhos do período Romano em Vila de Frades.

 

DIA 1 Évora e Alvito: partimos à descoberta do património esquecido e usualmente fechado em Évora, desvendando o diálogo entre frescos, em tectos e azulejos do século XVIII nos alçados de algumas igrejas da capital do Alentejo.

 

Depois do almoço, seguimos para Alvito, o 2ºconcelho mais pequeno de Portugal Continental: na Igreja Matriz trecentista descobrimos um praticamente incógnito fresco renascentista, de final do século XV. Seguimos a pé pelo maior conjunto de portais manuelinos do Baixo Alentejo, passando pelos Paços do Concelho, pelo Pelourinho e entrando no Paço Acastelado do 1º Barão de Portugal. Por fim, atravessando o Largo das Alcaçarias, entramos na Ermida de S. Sebastião, ermida tardo-gótica revestida de pintura a fresco de 1611, com anjos músicos celestiais nas abóbadas. Terminamos o dia numa taberna típica, com o aconchego de uma açorda tradicional, petiscos regionais, azeitonas retalhadas e vinho. E claro, não poderia faltar uma actuação exclusiva do Grupo de Cante Alentejano tradicional!

DIA 2 Vila Ruiva e Vila de Frades: Já em Vila Ruiva, é nesta pequena aldeia de casas caiadas que nos são desvendados pequenos tesouros na Igreja Matriz e na Ermida de Nossa Senhora da Represa - expressões da arte regional alentejana. De seguida, já em Vila de Frades (terra do vinho, do pão e das laranjas) visitamos as Ruínas Romanas e o Santuário de S. Cucufate - uma imponente villa romana do século I d.C., com 5 campanhas de pintura a fresco ao longo de 2000 anos! Avançamos para outra prática desta civilização: o trabalho com o barro, na forma de talhas, no telheiro artesanal de António Rocha. Terminamos a nossa jornada com uma prática cultural romana: a produção artesanal de Vinho de Talha, actualmente candidata a Património da Humanidade. Provamos este vinho singular numa das Adegas de Vila de Frades, acompanhados de petiscos alentejanos

 

E é com uma viagem assim que percebemos algumas das origens das tradições deste do Alentejo!

 

Local Évora, Alvito, Vila Ruiva e Vila de Frades

Duração 2 dias

Preço 195,00€ por participante, para um mínimo de 8 pessoas

 

Condições Disponível todos os dias da semana em português, inglês, espanhol (e francês com orçamento próprio). Reserva com 48h de antecedência. Inclui: Rota do Fresco, entrada em todos os locais mencionados, dois almoços de gastronomia regional, lanche-ajantarado no primeiro dia, actuação exclusiva de Cante Alentejano, itinerário de Vinho de Talha, acompanhamento por Intérprete do Património, seguro de acidentes pessoais. Possibilidade de incluir alojamento mediante reserva.

Screenshot 2020-02-11 at 17.17.50.png

MAIS EXPERIÊNCIAS COMPADRES

bottom of page