
CAMINHOS DA LÃ:
DO CHOCALHO À TECELAGEM
No primeiro dia, em Alcáçovas, encontramos exemplares de chocalhos com quase 2000 anos, então fabricados pelos Romanos, e em quase tudo semelhantes aos que se fabricam ainda hoje na vila... Vamos aprender esta arte milenar: desde o moldar da chapa de ferro, ao caldeamento em cobre, através da passagem pelo forno e, por fim, à sua afinação... tudo isto ensinado pelos Mestres!
Descobrimos também a Vila tardo-medieval de Alcáçovas, palco do Tratado pré-Tordesilhas e terra de importante património cultural - como as empadas de javali da Maria Vitória!
O Jantar é no restaurante “O Chocalho” (como não poderia deixar de ser!) e pernoitamos em Viana do Alentejo ou em Alvito.
No segundo dia, em Alvito, levantamo-nos bem cedo para descobrir a técnica do pastoreio das ovelhas, sempre ao som dos chocalhos (o “GPS ancestral” do campo). Acompanhados pelo Pastor, observamos o nascer do sol, passeamos pelo campo, reconfortamo-nos com a bucha da manhã e, se estivermos na época da tosquia, também aprendemos como se “corta o cabelo” às ovelhas.
Chegados a Viana do Alentejo, partimos para um almoço de gastronomia regional, para logo depois pormos as "mãos-na-massa" e descobrirmos como se prepara a lã para fiar: lavamos, cardamos e fiamos no fuso e na roda de fiar. Ainda experimentaremos o tear e levamos a peça terminada por nós!
Com tempo, não deixamos de visitar o Castelo medieval de Viana, o seu Paço Real e o inesquecível portal da sua Igreja Matriz – irmã gémea da Igreja Matriz de Alvito.
Local Alcáçovas, Alvito e Viana do Alentejo
Duração 2 dias
Preço 300,00€ por participante, para um mínimo de 4 pessoas
Condições Disponível todos os dias da semana em português, inglês (e francês, com orçamento próprio). Reserva com 5 dias de antecedência. Inclui: Atelier do Chocalho, percurso pedestre no campo com o Pastor, Atelier de Tecelagem, jantar no dia 1, bucha a meio da manhã no dia 2, almoço no dia 2, acompanhamento por Intérprete do Património, seguro de acidentes pessoais. Possibilidade de incluir alojamento mediante reserva.
