smile-17.png
livro-de-elogios-02.png
smile-18.png
livro_reclamacoes-500x-207-w.png

Spira - agência de revitalização patrimonial © 2020

 

SEDE ALENTEJO:
Rua 5 de Outubro, 20

7920-368 Vila Nova de Baronia (Alvito)

Tel: +351 284 475 413

Tel: +351 911 158 698

 

E-MAIL: compadres@spira.pt

 

ESCRITÓRIO EM LISBOA:
Rua de Campo de Ourique, 169-171

1350-053 Lisboa, Portugal

Tel: +351 217 974 587

 

www.spira.pt

COM O APOIO:

UM PROJECTO:

rnt.jpg

COFINANCIADO POR:

EM PARCERIA COM:

OS COMPADRES FAZEM PARTE:

SELOS:

  • facebook
  • instagram
  • youtube
  • linked-in
  • Tripadvisor

PATRIMÓNIO CULTURAL DO ALENTEJO

EXPERIÊNCIAS COMPADRES

CAMINHOS DA LÃ:

DO CHOCALHO À TECELAGEM

 

Dia 1 Alcáçovas: No Alentejo, encontramos exemplares de choca- lhos com quase 2000 anos fabricados pelos Romanos e em quase tudo semelhantes aos que se fabricam hoje na vila de Alcáçovas. Pois nós também vamos aprender esta arte milenar: desde o moldar da chapa de ferro, ao caldeamento em cobre através da passagem pelo forno e, por fim, à sua afinação... tudo isto ensinado pelo Mestre! 

 

Antes ou depois, descobrimos a Vila tardo-medieval de Alcáçovas, palco do fundamental tratado pré-Tordesilhas e terra de importante património cultural... como é o caso das empadas de javali da Maria Vitória!

 

O Jantar é no restaurante... “O Chocalho” (como não poderia deixar de ser...) e pernoitamos em Viana do Alentejo ou em Alvito.

Dia 2 Alvito e Viana do Alentejo: Em Alvito, levantamo-nos bem cedo para descobrir a técnica do pastoreio das ovelhas, sempre ao som dos chocalhos, o “GPS ancestral” do campo... Vemos o nascer do sol, andamos pelo campo, acomodamo-nos com a bucha da manhã, sempre na companhia do Pastor. E se estivermos na época da tosquia, também aprendemos como se “corta o cabelo” às ovelhas.

 

Avançamos no caminho da Lã e chegamos a Viana do Alentejo, logo vendo se já é tempo do almoço de gastronomia regional.

 

Antes ou depois, hora de pormos as mãos-na-massa e descobrirmos como se prepara a lã para fiar: lavamos, cardamos e fiamos no fuso e na roda de fiar. Ainda experimentaremos o tear e levamos a peça terminada por nós.

 

Com tempo, não deixamos de visitar o Castelo medieval de Viana, o seu Paço Real e o inesquecível portal da sua Igreja Matriz – irmã gémea da Igreja Matriz de Alvito.

Local Alcáçovas, Alvito e Viana do Alentejo

Duração 2 dias 

Preço 300,00€ por participante, para um mínimo de 4 pessoas

 

Condições Disponível todos os dias da semana em português, inglês (e francês, com orçamento próprio). Reserva com 5 dias de antecedência. Inclui: Atelier do Chocalho, percurso pedestre no campo com o Pastor, Atelier de Tecelagem, jantar no dia 1, bucha a meio da manhã no dia 2, almoço no dia 2, acompanhamento por Intérprete do Património, seguro de acidentes pessoais. Possibilidade de incluir alojamento mediante reserva.

MAIS EXPERIÊNCIAS COMPADRES